Como viajar de graça de ônibus?

Todos estão acostumados com o fato de que os idosos podem viajar de graça de ônibus, porém quase ninguém sabe que este direito também pode ser pleiteado por jovens que tenham de 15 a 29 anos como está previsto pelo próprio Estatuto da Juventude.

A Lei nº 12.852/2013 é clara: Em rotas interestaduais, jovens que possuam um ganho de até dois salários mínimos podem viajar de graça de ônibus. Para as empresas, a obrigatoriedade é o consentimento de até duas vagas por carro que sai dos terminais rodoviários para os jovens.

Além das vagas destinadas de modo integralmente gratuito, o estatuto ainda solicita que cada ônibus tenha ainda mais duas vagas reservadas para serem compradas por este mesmo público com desconto que seja de, no mínimo, 50%.

Jovem: O que fazer para viajar de graça de ônibus?

Vida de jovem não costuma ser muito fácil. Geralmente, o tempo é dividido entre estudo e trabalho, o que acaba por não beneficiar muito o bolso restringindo passeios e viagens.

Entretanto, agora que você sabe que é possível viajar de graça de ônibus, nada mais justo do que usar esse benefício, não é mesmo? Mas, como? Se você está se fazendo esta pergunta, fique atento porque aqui vai o passo a passo para fazer uso desse direito:

1.   Você se enquadra para viajar de graça de ônibus?

Para viajar de graça de ônibus é indispensável atender a certos pré-requisitos. São eles a idade, que deve necessariamente estar entre os 15 e os 29 anos, e o ganho mensal que não pode ser maior do que dois salários mínimos.

2.   CadÚnico: Já ouviu falar?

Para ter direito a viajar de graça de ônibus também é necessário estar inscrito em um programa governamental chamado CadÚnico, ou seja, Cadastro Único. A inscrição pode ser feita através do site da Caixa Econômica Federal, o que facilita muito.

3.   ID Jovem: Você já tem?

Além de se inscrever no CadÚnico, é necessário ter ainda o ID Jovem, um tipo de identidade que posteriormente será acessada pelo próprio celular para se obter a isenção do valor da passagem ou conquista de descontos especiais. O ID Jovem é outro cadastro por meio do site da CEF e serve, além do objetivo de viajar de graça, para entrada em teatros e outros.

4.   Como reservar sua viagem?

Já seguiu os passos anteriores? Que ótimo! Agora é hora de reservar o seu assento. Para viajar de graça de ônibus é necessário ir mais cedo para a rodoviária, por isso chegue com 3 horas de antecedência para fazer a solicitação. Até 30 minutos antes do embarque você deverá ter uma resposta sobre a concessão do seu direito.

5.   A empresa se negou, e agora?

Seguiu todos os passos e está devidamente enquadrado nas regras para viajar de graça de ônibus, mas ainda assim a empresa não lhe concedeu o direito? O que pode ter acontecido é que seus lugares, os 2 integralmente gratuitos e os 2 com desconto, já tenham sido solicitados.

Todavia, é importantíssimo que a empresa apresente, por escrito em documento assinado, quais são os motivos para ter sido feita a recusa. Você pode exigir isso como parte do seu direito, certo? Não tenha medo de solicitar essa resposta por escrito!

Vale lembrar mais uma vez que este programa para os jovens viajarem de graça de ônibus é destinado apenas a rotas interestaduais e não dentro de um mesmo município ou estado, certo? No que compete a valores especiais dentro de um estado é importante que você, jovem, confira se a UF da qual faz parte possui ou não algum texto específico para isso.

Viu como é fácil viajar de graça de ônibus? Então que tal compartilhar essa informação importantíssima, e pouco conhecida, com outros jovens? Aproveite para compartilhar este artigo e dissemine essa informação!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *